
Técnico em Informática para Internet.
– MÓDULO I – TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA INTERNET – – INTRODUÇÃO AO EAD
Olá! Seja bem-vindo (a)! Você já estudou a distância? Se esta é a sua primeira experiência, espero que esteja muito animado (a)! Estamos aqui para te ajudar nessa jornada. Nesta unidade você vai conhecer tudo o que precisa para iniciar os estudos nessa modalidade. Veremos um pouco da história da educação a distância no Brasil, conceitos básicos e alguns recursos importantes que estão presentes no ambiente virtual de aprendizagem – e fora dele também. Além disso, você terá dicas de como gerenciar seus estudos, habilidade importante que precisará desenvolver a partir de agora. Vamos começar?
– MÓDULO I – TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA INTERNET – – PORTUGUÊS INSTRUMENTAL
Dependendo de em que atividade se trabalhe, errar um texto pode ser imensamente comprometedor. Imagine, por exemplo, que você trabalhe em uma faculdade, no departamento de Letras, e comete alguns “errinhos” de português em uma mensagem publicada na página oficial da instituição em uma grande rede social. Vexatório, não é? Dia a dia as empresas vão passando por situações como esta. E-mails, postagens, cartazes, banners e folders eletrônicos, de um modo geral, necessitam de um revisor de língua portuguesa para filtrar possíveis erros na redação desses textos. Mas, nem sempre isto é possível. Assim, cada profissional deve buscar seu melhoramento no que tange ao seu modo de escrever, procurando se utilizar do formato e estilo mais adequado à comunicação com seu público alvo. Dúvidas? Não se preocupe. Recorra ao fórum de dúvidas e discussões para socializar o seu conhecimento e esclarecer todas as suas dúvidas.
– MÓDULO I – TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA INTERNET – – GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Pessoas ou Administração de Recursos Humanos é a aplicação de um conjunto de conhecimentos e técnicas administrativas especializadas no gerenciamento das relações das pessoas com as organizações, com o objetivo de atingir os objetivos organizacionais, bem como proporcionar a satisfação e a realização das pessoas envolvidas.
– MÓDULO I – TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA INTERNET – -EMPREENDEDORISMO
Empreendedorismo é o processo de iniciativa de implementar novos negócios ou mudanças em empresas já existentes. É um termo muito usado no âmbito empresarial e muitas vezes está relacionado com a criação de empresas ou produtos novos, normalmente envolvendo inovações e riscos.
– MÓDULO I – TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA INTERNET – LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO
A informática nasce da ideia de auxiliar o homem nos trabalhos rotineiros e repetitivos, geralmente ligados à área de cálculo e gerenciamento. Desse modo, conhecer a história dos computadores é importante, pois é através do estudo do passado que podemos compreender e valorizar o presente. No decorrer desta aula teremos a oportunidade de analisar exemplos de como ideias simples contribuíram para evolução da humanidade
– MÓDULO I – TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA INTERNET – -BANCO DE DADOS
Ao longo desta aula veremos o que é um arquivo de programa e os vários tipos de arquivos de dados gerados e manipulados por ele, observando como ocorre o processamento de arquivos de áudio, vídeo, imagens, textos e outros tipos. Veremos também como ocorre a compactação de arquivos e no que consiste essa compactação, além de visualizar métodos e ferramentas que são utilizados para fazer “recovery” e “backups”. E, por último, como se realiza a sincronização dos arquivos na “nuvem”. Ao longo desta aula, não esqueça de recorrer ao fórum de dúvidas e discussões para socializar o seu conhecimento. Depois, desenvolva as atividades e questões sugeridas. Nós estaremos a sua disposição em caso de dificuldades!
– MÓDULO I – TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA INTERNET – -SEGURANÇA DO TRABALHO
Conceitos e Legislação de Segurança do Trabalho. Análise de Riscos. Acidentes e. Doenças do Trabalho: Princípios, Regras e Métodos de Prevenção.
– MÓDULO I – TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA INTERNET – -MATEMÁTICA APLICADA
Conceitos Algébricos: conjuntos numéricos, axiomas e propriedades; 2. Funções: Tipos especiais de funções, representações gráficas e aplicações; 3. Limites e Continuidade; 4. Derivadas: regras de derivação e aplicações.
– MÓDULO I – TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA INTERNET – – INGLÊS INSTRUMENTAL I
Introdução de estruturas básicas da língua inglesa e estratégias necessárias à leitura e compreensão de textos escritos.
– MÓDULO I – TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA INTERNET – INGLÊS INSTRUMENTAL II
Aspectos lexicais e estruturais do inglês. Estratégias: 1 – aspectos gráficos como forma de predição do tema central do texto. 2 – palavras cognatas. 3 – palavras repetidas. 4 – “skimming”. 5 – palavras-chaves. 6 – tópico frasal. 7 – referência contextual. 8 – elementos de conexão contextual . Caberá ao professor da disciplina a seleçãode aspectos que sejam relevantes ao curso e que complementem aqueles já apresentados na disciplina LET053-Inglês Instrumental I
– MÓDULO I – TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA INTERNET – -REDES DE COMPUTADORES
Redes de Computadores(MAN, WAN, LAN). Modelo de Referência OSI da ISO. Arquitetura de Redes (TCP/IP e proprietárias). Redes públicas de comunicação de dados (tipos, padrões, utilização). Interligação de redes. Protocolos. projeto de Redes.
– MÓDULO I – TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA INTERNET – ÉTICA, CIDADANIA E SUSTENTABILIDADE
Ética, cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade, inclusão e afins.
– MÓDULO I – TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA INTERNET – -QUALIDADE DE SOFTWARE
Revisões, auditoria e inspeções. Garantia de qualidade. Análise de causa e prevenção de defeitos. Avaliação de atributos de qualidade. Métricas e medidas da qualidade de software.
– MÓDULO II – TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA INTERNET – ANÁLISE E PROJETO DE SOFTWARE ORIENTADO A OBJETOS
Vivemos em um mundo onde quase todas as coisas derivam de outras, ou até mesmo, em alguns casos, são semelhantes entre si, com pequenas variações. As características de derivação e variação afetam desde objetos até animais, plantas, elementos químicos e tudo o mais. Em alguns casos, conseguimos definir a existência de um grupo específico de objetos que apresentam características e comportamentos semelhantes. A esses objetos damos o nome de coletivos.Um exemplo disto é o coletivo de animais de corte, o gado. Este é, portanto, um coletivo que abrange diversos grupos de animais, como bois, vacas, cabras, ovelhas, bodes, etc.
– MÓDULO II – TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA INTERNET – DESENVOLVIMENTO WEB I
Linguagens para Internet: SGML, HTML, XML e Java Script. Sites estáticos e dinâmico, Ferramentas para construção e manutenção de páginas na Web. Projeto prático de construção de um site visando a utilização de técnicas de design. Descrição do protocolo HTTP e suas funcionalidades. Linguagem de formatação HTML. Tags de formatação. Tags de inclusão de objetos. Tags de ligação. Frames. Descrição de componentes de páginas. Formulários HTML. Software de autoria para páginas HTML,editores HTML. Linguagem de apresentação dinâmica. Introdução a formatação de estilo. Introdução a linguagens de script: validação de formulários.
– MÓDULO II – TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA INTERNET – DESENVOLVIMENTO WEB II
Criação de páginas dinâmicas interagindo com banco de dados; desenvolvimento de aplicações web, com a geração de relatórios, gráficos e interfaces. Linguagens da disciplina: PHP, PHP Orientado a Objetos.
– MÓDULO II – TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA INTERNET – PROJETO E PRÁTICA PROFISSIONAL I
Apresentar aos estudantes alguns subsídios teóricos e práticos.
– MÓDULO III – TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA INTERNET – ENGENHARIA DE SOFTWARE
Visão geral sobre a Engenharia de Software; Processos de desenvolvimento de software; Práticas de desenvolvimento de software; Modelos de processo; Engenharia de requisitos; Planejamento e gerenciamento de projetos; Especificação de software; Projeto de software; Metodologias de desenvolvimento de software; Verificação, Validação e Teste de Software; Evolução de software; Gerenciamento de configuração de software; Ferramentas CASE.
– MÓDULO III – TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA INTERNET – IMPLANTAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS WEB
Serviços cliente/servidor. Arquitetura cliente/servidor. Ambientes de servidor. Instalação, configuração e manutenção dos serviços: web, DNS, FTP. Correio eletrônico. Compartilhamento de arquivos. Impressão. Ferramentas utilizadas na administração de serviços.
– MÓDULO III – TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA INTERNET – INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR
Introdução a Interfaces Homem Computador (IHC). Aspectos humanos. Design de sistemas interativos. Técnicas de design. Contextos e fundamentos do design. Ferramentas de suporte. Avaliação.
– MÓDULO III – TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA INTERNET – APLICAÇÃO DE TECNOLOGIAS EMERGENTES
Lógica computacional. Segurança Digital. Tecnologia da Comunicação e Informação. Formas de aplicação da Tecnologia da Informação na organização. Identificação de áreas para negócios em TI, contato com ambiente de inovação tecnológica. O novo ambiente e os novos segmentos para o desenvolvimento de negócios na Internet, mercado virtual, globalização de processos através da Tecnologia. Data Warehouse. Data Mining.
– MÓDULO III – TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA INTERNET – SEGURANÇA DE SISTEMAS WEB
Políticas de segurança. responsabilidades e controle em sistemas de informação. Auditoria de Sistemas Computacionais. Controle de acesso e senhas.
– MÓDULO III – TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA INTERNET – DESENVOLVIMENTO WEB III
Linguagem de programação de alto nível para a web, gerenciamento de ciclo de vida de objetos, persistência de objetos, ciclo de vida de requisições, modelo MVC, framework MVC, padrões de projeto na web, estilização com framework, gestão de dependências de projetos e distribuição de aplicações.
– MÓDULO III – TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA INTERNET – PROJETO E PRÁTICA PROFISSIONAL II
Prática profissional como componente curricular.
– MÓDULO III – TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA INTERNET – ORIENTAÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Investigação e análise do processo educativo na prática pedagógica, vivenciados nos estágios supervisionados em Atividades orientadas e supervisionadas no Ensino Normal. Projetos de aprendizagem colaborativa, problematização da realidade, Desenvolvimento de projetos envolvendo problemas da escola e da comunidade abordando os temas transversais. Avaliação das práticas educativas. Autoavaliação e análise crítica do trabalho pedagógico. Relatório final sobre a participação nas práticas pedagógicas, sobre supervisão docente.